Imagem capa - FAQ - PERGUNTAS FREQUENTES por Photolima Fotografia de Casamento
DICAS

FAQ - PERGUNTAS FREQUENTES


Perguntas Frequentes 

A Photolima Fotografia trabalha desde 2009 com casamentos, festas de 15 anos e aniversários. Porém fotografar pessoas é um trabalho e um hobby que amamos fazer. Já fotografamos mais de 350 casamentos e estamos sempre em busca de novas histórias e novos desafios na fotografia.

Esse post é  para tirar as dúvidas que alguns casais tem sobre nosso trabalho. Então separamos alguns tópicos para te ajudar a entender melhor. Caso tenha alguma dúvida, basta escrever um e-mail para atendimento@photolima.com.br que responderemos com o maior prazer.

Caso queira DICAS de CASAMENTOS, você pode entrar no nosso blog ou CLICAR AQUI


*** Sobre o nosso trabalho e atendimento ***


1 – Vocês trabalham com vídeo de casamento?

Não. Nós trabalhamos no casamento e nos aniversários apenas como fotógrafos. Mesmo por que acreditamos que para fazer um ótimo trabalho é preciso estar focado no que fazemos de melhor. Caso você queira um vídeo de casamento, temos parceiros muito bons para te indicar.


2 – Vocês trabalham apenas com casamentos?

Não. Na verdade a Photolima é especializada em fotografia de casamento, mas também em aniversários de 15 anos (debutante), bodas, fotos de casais ( pode ser um ensaio de namoro ou de noivado, ou como alguns chamam de "pré wedding" ou "pré casamento"), festas de aniversário em geral, ensaios de gestantes, festa infantil, retratos de família, e confraternização.


3 – Qual é o estilo do trabalho de vocês?

Hoje o estilo do nosso trabalho é "documentar a história do casamento". Nós gostamos de fotografar tudo o que está acontecendo. Para que quando vocês olharem as fotografias, relembrar dos momentos como se fossem hoje. Podemos dizer que é um estilo fotojornalismo assim como muitos fotógrafos rotulam. A maior parte das fotografias são espontâneas, mas claro também fazemos os retratos de família e convidados, e algumas fotografias dirigidas porem sempre descontraídas.


4 – Quem fotografará o meu casamento? e Quantos casamentos vocês fazem num mesmo dia?

Os fotógrafos da Photolima são o Sergião ( Sergio Lima ) e o Digão ou RO (Rodrigo Bittencourt) . Você pode conhecer um pouco mais sobre nós clicando aqui, ou ir no menu "sobre nós". 

Nossa prioridade é fotografar um casamento (ou evento) por data. Quando acontece de ter dois eventos num mesmo dia, ambos os casais estão cientes disso e o que fazemos é o seguinte: O "Sergio" vai com um fotografo profissional (normalmente um amigo) em um evento, e eu Rodrigo com outro fotografo profissional (normalmente um amigo) em outro evento. Dessa forma sempre um de nós estamos presente. 


5 – Adoramos o trabalho de vocês e gostaríamos de ter vocês no nosso casamento, porém será em outra cidade, distante de São Paulo. Vocês fotografam em outras cidades?

Sim. Fotografamos em todo Brasil e no exterior. Viajar é maravilhoso, e adoramos conhecer outras cidades. Já viajamos para alguns lugares no nordeste como Natal, Fortaleza, Trancoso (Bahia), Maragogi, e também no sul do Brasil como Balneário Camboriú, Gramado e Canela, e também para outras cidades como Minas Gerais pois fizemos um casamento em Extrema. O Rodrigo viajou para Europa e fotografou um casal na Escócia durante a viagem. 

Mas fotografamos em qualquer cidade. Nos diga onde será seu casamento e vamos conversar sobre!!!


6 – Eu moro longe e não posso ir até vocês para uma reunião. Como podemos nos falar?

Normalmente atendemos o casal no nosso escritório. Pois temos todo material para apresentar para vocês e fica mais fácil assim. Caso não possam vir, nós tentamos ir até vocês. Ou então podemos conversar por uma chamada em vídeo usando um skype, facetime, ou até mesmo whatsapp. Hoje a tecnologia nos da a oportunidade de conversar mesmo a distância.


7 – Vocês tem orçamento com um fotógrafo só? Não vejo a necessidade de dois fotógrafos.

Nós trabalhamos sempre com dois fotógrafos por dois grandes motivos. O primeiro é a segurança de ter dois profissionais em relação as fotografias e o backup do evento. E o segundo é que cada um tem um olhar diferente, então o resultado são fotografias de qualidades , tendo dinâmica nas imagens, como ângulos e ideias diferentes.

Caso seu casamento seja para poucos convidados, vamos conversar melhor sobre seu evento e definir o que é melhor para vocês e no que podemos ajuda-los.


8 – Além das fotografias, há algo mais que vocês possam nos ajudar com o casamento?

Bom, nós somos fotógrafos e temos que nos concentrar nos momentos que estão acontecendo. Mas somos muito comunicativos e estamos sempre dispostos a ajuda-los com algumas dicas de experiencias que temos com eventos.

No nosso blog temos dicas sobre alguns assuntos e você pode procurar por um Clicando AQUI.

Estamos sempre buscando fazer o nosso melhor para a satisfação de vocês. Um evento sem atrasos e correrias com certeza irá fluir melhor e ter resultados melhores do que o esperado. 

Uma boa assessora ou cerimonialista pode te ajudar com os detalhes e horários.


9 – Vocês fotografam casamentos tanto de dia quanto de noite?

SIM. Isso vai depender do que vocês querem para vocês. Se for de dia, é muito importante ver o local direitinho e também planejar de acordo com a estação do ano, e se preparar para o dia. ( temos algumas dicas no blog sobre eventos de dia). E se for de noite, sempre recomendamos que tenham boas luzes no ambiente. Claro que estamos sempre preparados e temos nossa iluminação, porem não somos mágicos e não podemos iluminar um salão inteiro e caso o local tenha pouca iluminação, os fundos das fotos sairão escuros.

Veja algumas dicas sobre iluminação no nosso blog.


10 – A Quantidade de padrinhos influencia em algo na cerimônia e festa de casamento?

Sim. Quanto mais casais de padrinhos vocês tiverem, isso pode influenciar em algumas coisas como:

*Atraso na cerimonia ( não só a noiva atrasa, as vezes são os pais e as vezes os padrinhos).
*Ter uma cerimonia mais demorada, já que haverá a entrada de cada casal e também tem os cumprimentos no final da cerimonia.
*O espaço na cerimonia pode comprometer. Ficar um lugar apertado e desconfortável. Pense que não estarão só eles  no altar, ainda tem o celebrante (padre, pastor...), os noivos, dama de honra e pajens, as vezes os músicos e nossa equipe trabalhando ali. No minimo 12 pessoas ocupando o espaço. Consegue imaginar???
*Terá um tempo a mais caso vocês queiram fazer as fotos externas com eles. (pois não é tão fácil organizar muitas pessoas para uma mesma foto).
*Tempo para fotografar vocês com cada casal. (sendo na mesa do bolo ou em outro local da festa).


11 – Nós vamos nos casar numa igreja em que o padre não deixa os fotógrafos subirem no altar para fotografar. O que pode ser feito?

Bom, nós sempre damos um jeito. Porém é preciso respeitar a vontade do padre e da igreja. Caso tenha algum lugar que possamos ficar, faremos o possível para fotografa-los nos melhores ângulos. Normalmente quando acontece isso, conseguimos mais fotografias de lado e fica um pouco difícil (as vezes impossível) fotografa-los de frente. Só é preciso que vocês entendam isso para depois não ter cobranças uma vez que não podemos subir no altar. OK?


12 – Não contratamos assessoria/cerimonialista. Vocês conseguem nos ajudar a organizar o andamento no dia? 

Nós sempre estamos dispostos a ajuda-los no que for possível. Mas como já comentei ai acima, estamos focados em registrar os momentos. Então não conseguimos organizar nada durante a cerimonia, já que não interferimos nela também. O que podemos ajudar é nos espaços vagos, e algo sobre o cronograma da festa.

O ideal seria contratar alguém para poder te ajudar com os detalhes. 


13 – Contratamos alguns fornecedores que você não conhece. Tem algum problema?

Claro que não. De maneira alguma. Estamos sempre dispostos a conhecer novas pessoas e empresas. Porém é preciso ter comunicação entre todos para não haver problemas. Ter comprometimento com o evento, e trabalharmos juntos para vocês.
Da nossa parte fique tranquila.


14 – Tenho um amigo (parente, vizinho, primo...) que faz vídeo. Tem algum problema sobre isso?

Espero que não. Mas o fato de não ter um profissional experiente pode nos atrapalhar durante o evento, e principalmente a cerimonia.
É preciso avisar para não atrapalhar. Para não ficar na frente, e prestar MUITA ATENÇÃO em NÓS.


15 – Meu amigo (tio, primo, cunhado ...) também é fotógrafo profissional e irá fazer algumas fotos, tudo bem?

OK. Porém ele vai querer fotografar como um profissional e procurar os melhores ângulos e isso pode nos atrapalhar. Se ele estiver ciente que é um convidado e que há profissionais capacitados para isso, não há problema algum em participar e registrar alguns momentos. Caso contrário será complicado.


**Vamos falar um pouco sobre a entrega das fotos e sobre o álbum**


16 – Vocês fazem tratamentos nas fotos?

SIM, em todas as fotos que entregamos.

Entenda como tratamento: correções de cores, brilho/contraste, corte e nitidez.

*Nas fotos do evento não fazemos correção de pele, tirar espinha, arrumar cabelo e maquiagem nem reboque, nem cara feia, nem careta etc...

*Nos ensaios podemos fazer alguns ajustes a mais. Mas nada exagerado.

*No Álbum sim podemos fazer algumas correções a mais como pequenos tratamentos localizados para remoção de espinhas, pequenas imperfeições, sujeira etc. Mas não faremos manipulações complexas nas imagens.


17 – Quanto tempo para vocês entregarem minhas fotos?

Os nossos prazos descritos no contrato são: 60 dias para entrega. Normalmente entregamos antes, mas precisamos ter um prazo considerável já que não fotografamos apenas um evento por mês.


18 – Quanto tempo para vocês entregar meu álbum?

Está descrito no contrato o seguinte: Após a entrega das fotos pedimos que o casal escolham as fotos nos próximos 6 meses após o evento. Em relação a isso depende do tempo de vocês para nos enviar as fotos escolhidas. Assim que me enviarem as fotos, eu faço a diagramação do álbum e mostro o design do álbum a vocês.
Assim que APROVAREM a diagramação do álbum, nós encaminhamos para a encadernadora e o prazo de entrega é de 60 dias após a aprovação.


19 – Eu poderei fazer alguma alteração no meu álbum?

SIM. Está descrito no contrato que poderá fazer alterações. Porém tem um limite de alterações para não comprometer o seu tempo e o nosso tempo e serviço.


20 – Posso colocar umas fotos como fundo no álbum ou alterar a cor?

Não. Sinto muito. Mas nosso estilo de álbum é clean, clássico. A diagramação é feita assim para valorizar as imagens e destacar vocês. Um álbum com detalhes atras das fotografias, ou com cores que não combinam podem comprometer o resultado.


21 – Quantas fotos para o álbum?

Ideal de 90 fotos no álbum.

Caso queiram colocar mais fotos podemos conversar sobre acrescentar algumas paginas ou fazer 2 álbuns (volume 1 e 2).

Consulte os valores de álbuns e paginas extras com nós. Temos diversos estilos de álbuns lindos.


22 – Tenho as fotos do meu casamento (evento), mas foi outra pessoa que fotografou. Gostaria de saber se vocês podem fazer um albúm?

Não. Normalmente nós fazemos apenas albuns de clientes, ou de eventos que nós fotografamos.


23 – Vocês ministram cursos de fotografia?

Sim, por favor veja mais informações clicando aqui.


Mais dúvidas?

Escreva para atendimento@photolima.com.br